Ainda no quesito literário…

… dois poemas de expressão. Minhas últimas tentativas. Antigos. Sobre a morte, pertinho. Só valem porque foram frutos de momentos de expressão. Mas por serem apenas frutos de momentos de expressão, não valem nem um tico a mais pra além disso.

Para o avô que tive e não tive

O adeus nos olhos dos amigos que cultivei durante toda vida
É que me aperta o peito
Nesta hora.
Desfolha-me a razão vê-los ali
Com a tristeza serena de quem não escolhe, aceita.

Eu
Do lado de mim
Recluso no olho fechado, pergunto-me
“Qual deles o próximo a morrer o mundo?”

Para Luís Carlos

O duro na morte
É o olhar sem rodeios que a realidade imprime
Na face em descanso.
Eu não vi o meu tio morto
Muito menos consigo imaginá-lo assim
(são escassas as lembranças).
Mas sei que a bala
Ao responder sangue em seu corpo
Concluíra no olho
Seu último motivo de dor.

A tal dor que não suporta o papel!

… e um dos poemas mais bonitos que já li, do amigo Fabio Sabino.

Homo Demens

Eu elogio a loucura
Amo a flor
Amo sim
Em todas suas coisas mesmas de flor
Amo seu doce
E seu arrastar consigo
Todas primaveras do mundo

Mas não me nego à carne
Sua fúria e espasmo e vertigem
Cada uma dessas coisas
Ditas no beijo, no cerne
Na fenda da pele

Se me nego a esses issos
Todos embuchados de séculos
E de tempos
Mortifico o pulsar
O latejo
O labirinto
Dou-me entregue a falência
Ao cansaço
Ao juízo dos homens sérios
E seu riso sério
E seus infernos
Todos eles muito sérios

E nisto tudo
Perco a ternura
O poema
O acaso
A fala

E na costura
Destes tudos
Perco aquilo que dava asas

Sobre Paulo Henrique Moraes

sempre entre a palavra e a música.

Deixe um comentário

